A Operação Ronda Escolar da Policia Militar realizou uma ação com estudantes da educação básica em Cajazeiras XI, em Salvador, nesta terça-feira (19). Enquanto as crianças da Escola Municipal Maria Antonieta Alfarano comemoravam o Natal, os policiais distribuíram revistinhas Kids. 
Produzida pelo Departamento de Comunicação Social da PM, a revistinha trata de questões sociais e de segurança pública, de forma lúdica, criando um elo entre a corporação e o público infantil. “Foi muito bom conhecer os policiais. Antes, eu tinha medo, mas agora não tenho mais. Fiquei muito alegre quando eles chegarem”, afirmou Émile Nascimento, 8 anos, aluna do 2° ano do ensino fundamental. 
Mais de 5 mil exemplares da publicação já foram distribuídos entre as escolas, alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e participantes de projetos sociais das Bases Comunitárias de Segurança (BCS). O capitão Welber Sales destaca que além de despertar a criatividade das crianças, a revistinha "também tem o propósito de aproximar a criança da família, porque as atividades propostas devem ser feitas com os pais”. 
O capitão lembra ainda que “a Ronda Escolar tem dois braços. Um deles é o policiamento escolar, em que realizamos abordagens nas adjacências das escolas, visando coibir a prática de delitos. O outro é o viés comunitário, por meio de palestras e mobilizando pais, professores e toda a comunidade para auxiliar na formação de futuros cidadãos”. 
A Ronda Escolar atua diariamente, das 7h às 22h, no entorno das escolas de Salvador e Lauro de Freitas. Para o registro de ocorrência, a operação disponibiliza os números 71 3116-4830 e 71 9 9982-2142.