O modelo criado pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) com o objetivo de levar aos moradores da zona rural informações para que os sistemas de abastecimento de água através do Programa Água para Todos alcancem a sustentabilidade esperada, deverá ser adotado em 26 municípios do Estado do Pará.

A gerente do Departamento de Ações Sociais (DEAS), Ana Valeria Guimarães, viajou para o Estado do Pará, onde ministrou um treinamento técnico, no período de 10 a 17 de dezembro, para a equipe da Associação Brasileira de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Abradesa) que irá atuar na execução do trabalho técnico social em municípios do Estado do Pará, contemplados pelo Programa Água para Todos.

A diretora da Abradesa, Larissa Moraes, informou que foi firmado um contrato para realização do curso de treinamento, através Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e de Pesca (Sedap) do Estado do Pará e associação. Ela enfatizou ainda que a experiência da profissional da assistente social no tocante ao programa foi muito útil para a orientação quanto à execução do Água para Todos nessas comunidades amazônicas.

As atividades desenvolvidas na zona rural da Bahia, por meio do DEAS, sob a coordenação da gerente Ana Valéria Guimarães, englobam as vertentes da educação ambiental e organização comunitária. Durante a execução das obras até a entrega dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a Cerb realiza um trabalho social junto aos moradores das comunidades beneficiadas com o objetivo de prepará-los para receber as melhorias e orientá-los sobre a forma de utilização. Essas atividades envolvem aulas de educação sanitária e ambiental.

Ana Valéria Guimarães mostrou as ferramentas que são utilizadas pela Cerb para execução do trabalho social, que é divido em diversas etapas. Uma delas é o contato das assistentes sociais com o gestor e a secretaria do município onde vai ser construído o sistema de abastecimento de água. A partir daí, as assistentes sociais conversam com a comunidade para levantar o seu perfil e realizam diversas reuniões, oficinas, visitas domiciliares e o cadastramento das famílias.