Leilão de animais de alto padrão genético, venda de produtos artesanais e outras oportunidades de negócios e ações de fomento ao agronegócio. Desde o dia 25 de novembro e até o próximo domingo (3), o Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela, recebe a 30ª Edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), um dos maiores eventos agropecuários do país. O evento também conta com atividades para toda a família como o Espaço Kids, praça de alimentação, com restaurantes diversos, exposição e torneio de animais.

Realizado pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Acooba), em parceria com o Governo do Estado, por meio das secretarias da Agricultura (Seagri), e de Desenvolvimento Rural (SDR), a Fenagro fomenta o agronegócio baiano. “Hoje 25% da riqueza que é gerada na economia baiana vem da agricultura, seja ela da agricultura familiar ou com um viés mais empresarial. Esse um evento que reúne toda essa agricultura e mostra para região metropolitana e para o resto do Brasil o que a Bahia produz com qualidade e com excelência”, explica Vitor Bonfim, titular da Seagri.

Para Jeronimo Rodrigues, secretário da SDR, a feira revela o potencial da agricultura familiar. “Estamos aproveitando esse evento grandioso para expor o que é produzido pelas famílias de pequenos agricultores de todo o estado. São produtos belíssimos, de grande qualidade, gostosos e saudáveis e estamos contemplando grupos que vão desde os indígenas e quilombolas, até marisqueiras e Ong’s. Para divulgar esse material riquíssimo, nós convidamos redes de supermercados, chefs de cozinha, donos de restaurantes e de bares famosos para conhecer esses produtos e muitos já fizeram negócio”.

Durante o evento, comerciantes de todo o estado aproveitam as oportunidades de negócio. Ricardo Castro, dono de loja de artesanato em Feira de Santa, participa de feira pela quinta vez. “É uma chance de ser visto e de ter nosso produto difundido. Essa é uma feira muito grande, a maior do Estado e podemos fazer contatos e expandir o nosso foco de atuação, é uma chance de conhecer clientes e investidores em potencial. Sempre muito bom fazer parte de uma estrutura como essa”.

Inovação

A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação realiza Hackathon sobre Agricultura Familiar. Os participantes criam soluções inovadoras, por meio de tecnologias digitais, voltadas para a Agricultura Familiar. Entre esta sexta (1º) e sábado (2), acontece a maratona de tecnologia e inovação que vai reunir estudantes e jovens de toda a Bahia com um único objetivo: criar soluções inovadoras por meio de tecnologias digitais voltadas para a Agricultura Familiar, como explica o secretário José Vivaldo.

“É uma demanda que existe na agricultura familiar, de uma solução tecnológica para a comercialização na agricultura familiar. Estamos promovendo essa ação com equipes de estudantes de diversas universidades do interior e da capital par buscar inovações que possam melhorar a vida dos agricultores. Os estudantes também saem ganhando por estarem num ambiente de acumulo de conhecimento”, afirma.

A Fenagro continua até o próximo domingo, e a programação completa pode ser conferida no site do evento.


Repórter: Tácio Santos