Nesta sexta-feira (29), último dia útil do ano de 2017, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, visitou o Colégio Estadual Pedro Calmon, unidade de Tempo Integral, localizada no bairro de Jardim Armação, em Salvador. Acompanhado por técnicos da secretaria, ele percorreu as instalações da unidade escolar, verificou as possíveis intervenções a serem realizadas na rede física e discutiu com a equipe gestora novas ofertas, inclusive da Educação Profissional e Tecnológica.

“Estamos aproveitando este momento para dialogar com os gestores sobre novas ofertas na unidade escolar, sobre cursos de curta duração da Educação Profissional e Tecnológica, como os da área de audiovisual, produção cultural, construção civil, gastronomia e cursos de empreendedorismo, além de verificar as interferências que precisam ser feitas na rede física para um melhor conforto térmico”, afirmou Pinheiro.

A diretora do colégio, Solange Santana, destacou que "a visita do secretário levou a um contexto de diagnóstico da escola, porque é a primeira vez que a gente está tendo a oportunidade, junto com o secretário, de estruturar uma proposta pedagógica para os estudantes, considerando o nosso contexto, a localidade onde a escola está inserida e a nossa comunidade. Isso é muito importante porque ele veio aqui perceber a estrutura que a gente tem para fazer a adaptação real. Isso é um grande diferencial desta gestão dele”.

A gestora também comentou sobre a proposta de novas ofertas da Educação Profissional e Tecnológica. “Nossa comunidade é de baixa renda, com um anseio muito grande de estudar, e tem procurado a escola também com o objetivo de construir ferramentas produtivas para uma inserção no mundo do trabalho”. A diretora estava acompanhada pela vice-diretora, Soraya Morais e pela coordenadora pedagógica de Educação Integral, Marta Leal.

Diagnóstico real

Desde o início da gestão, Pinheiro vem cumprindo uma extensa agenda de visitas para conhecer a realidade das escolas e estreitar a relação com os professores, estudantes e gestores. Além das visitas, a secretaria promoveu diversas atividades com este objetivo. Uma das iniciativas adotadas foi a realização, ao longo do ano, do Diálogo com Gestores, por meio do qual o secretário e técnicos da secretaria estiveram em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia, reunidos com mais de 1,4 mil gestores de 1.279 escolas e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), para tratar de temas diversos, desde a infraestrutura das unidades escolares até questões relacionadas ao fortalecimento do eixo pedagógico.

“A visita é uma maneira que encontramos de conhecer detalhadamente as estruturas das escolas e de dialogar com as pessoas que conhecem o dia a dia e o chão da escola. Não dá para fazer planejamento pedagógico, estratégico ou plano de gestão sem que tenhamos possibilidade de estabelecer uma radiografia geral", acrescentou Pinheiro.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado