O Projeto Novo TCA vai ganhar, em breve, mais um espaço requalificado pelo Governo do Estado. Foi publicado, no Diário Oficial desta quarta-feira (13), a homologação do resultado da licitação para a reforma da Sala do Coro. O investimento é de cerca de R$ 7 milhões, com recursos do Governo, devolvendo ao povo baiano este importante espaço cultural totalmente reformado. A obra será executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

A principal característica da nova Sala do Coro será a flexibilidade de formatos de montagem tanto do palco, quanto da plateia, sendo adaptado para abrigar palco italiano, arena e semiarena, através da instalação de praticáveis móveis, que oferecerão versatilidade cênica para criadores e novas experiências para espectadores.

A reformulação da sala também inclui modernização dos equipamentos de sonorização, qualificação acústica e de cenotecnia, renovação do sistema de ar-condicionado, reforma dos sanitários e camarins, além de um foyer (antessala de espera) mais moderno e confortável para o público, enquanto aguarda o início dos espetáculos. A capacidade da plateia será para até 200 pessoas.

A primeira etapa de obras do projeto Novo TCA foi entregue em maio de 2016, com a requalificação da Concha Acústica, que abrangeu a construção de novos camarotes e camarins; instalação da nova cobertura do palco da Concha, na forma de uma passarela técnica; recuperação das arquibancadas (respeitando o formato original do anfiteatro); construção da casa de máquinas (central elétrica, ar condicionado, gás e demais instalações) e de um estacionamento para o público, com cinco pavimentos e 300 vagas.

Fonte: Ascom/Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder)