Na noite da última quarta-feira (20), o Museu Histórico de Jequié João Carlos Borges promoveu uma solenidade de entrega do inventário e do catálogo do seu acervo. O projeto é uma iniciativa de Renilda Santos do Vale, juntamente com os museólogos Antonio Varjão Matos e Railda Lemos Sampaio. O projeto foi aprovado no Edital Setorial de Museus Ipac/Secult, com recursos do Fundo de Cultura, do Governo do Estado, e dará a oportunidade à instituição de ter todo o seu material catalogado e registrado.

“O Museu de Jequié em pouco mais de um ano passa por transformações fundamentais, já que nesse pouco espaço de tempo além de passar a ter um museólogo efetivo do município e um plano museológico, passa a contar com toda documentação museológica do seu acervo”, explica o museólogo Antonio Varjão. Para Renilda Santos do Vale, o Museu Histórico de Jequié será devidamente organizado. “O museu ainda não teve suas peças históricas organizadas, que incluem troféus, oratórios, livros, cadeira de dentista e outros. São informações que traduzem a memória da cidade que agora terão seu levantamento, inclusive fotográfico, realizado”, conta a proponente cultural Renilda, uma das responsáveis pelo projeto.

O Museu Histórico de Jequié expõe de um acervo histórico da cidade de Jequié com documentos, fotos, máquinas e outros objetos antigos que pertenceram a várias famílias que ajudaram na colonização da cidade. O museu entrou em funcionamento em 2006 e tem como objetivo contar a história da cidade através do seu acervo com fotos de personalidades e lugares importantes do município. O prédio onde funciona o Museu Histórico de Jequié foi inaugurado em 19 de agosto de 1934 e possui um estilo colonial com mourisco. Foi o primeiro prédio público de Jequié onde funcionou durante anos o Grupo Escolar Castro Alves.

No museu acontecem exposições do acervo com fotos e recortes de jornais, exposições de artistas locais, mostra de filmes antigos e palestras. Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Endereço: Avenida Rio Branco nº: s/n, Centro, Jequié (BA). Contato: (73) 3527-4023.


Fonte: Ascom/Dimus-Ipac