Jovens do programa ‘Corra pro Abraço’ fazem das artes visuais, poesia e teatro amplificadores de suas vozes. “Qualidaaade!” é a culminância das oficinas do programa “Corra pro Abraço”, que acontece no Cine Teatro Lauro de Freitas – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). O evento acontece neste sábado (16), às 16h, através da Convocatória Ocupe Seu Espaço. A entrada é gratuita.

A mostra artística, que leva no nome uma das gírias mais utilizadas entre os jovens de Itinga. Na abertura da mostra haverá a exposição de fotografias feitas pelos jovens na oficina “Olhares que transformam”, ministrada pela jornalista Carol Garcia.

Em seguida, haverá a apresentação da peça teatral “Bota no Saco”, dramaturgia montada a partir de relatos e experiências vividas pelos jovens em suas comunidades. A direção ficou por conta dos arte-educadores Rubenval Meneses e Leandro Rocha.

A Turma do Bairro, grupo dos jovens que frequentam as oficinas do Corra pro Abraço pela manhã, está responsável pelo primeiro ato da peça, chamada: “Bota no Saco – O Julgamento”. Já a segunda parte, “Bota no Saco – O Jogo da Vida”, está com a equipe Moyni Glup, composta pelos jovens que vão ao ‘Corra’ pela tarde.

O Programa Corra pro Abraço é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), que tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de usuários de drogas em contextos de vulnerabilidade social, baseado nas estratégias de redução de danos físicos e sociais, aproximando seus beneficiários das políticas públicas existentes e entendendo que o estigma e as desigualdades interferem em suas capacidades de busca, acesso e acolhimento pelos serviços público.

Fonte: Ascom/Secretaria de Cultura do Estado (Secult)