A premiação do IV Concurso de Escritores Escolares será realizada no próximo dia 13, no foyer do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. Promovido pela Fundação Pedro Calmon (PFC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura (Secult), por meio da Diretoria do Livro e Leitura (DLL), a quarta edição do concurso selecionou 18 redações e poesias inéditas, distribuídas entre Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
O concurso bateu recorde de 1.170 inscritos, em mais de 60 cidades da Bahia, alcançando 26 dos 27 Territórios de Identidade do estado. Em 2016, o concurso recebeu 582 inscrições, em 40 cidades e 15 Territórios de Identidade. A lista dos aprovados está disponível no site da FPC, mas a classificação final dos candidatos contemplados,  informando os 1º, 2º e 3º lugares, de cada nível de ensino, será divulgada na cerimônia de premiação no TCA. 
Os selecionados nos primeiros lugares de cada categoria levarão um notebook e um kit com 50 livros; os segundos lugares vão faturar um tablete e um kit com 40 livros; já os terceiros lugares, um leitor de e-book e um kit com 30 livros. Para a entrega dos prêmios, serão convidados padrinhos e madrinhas, personalidades do mundo da literatura, escrita e leitura. 
A Menção Honrosa  será entregue à escola que teve mais estudantes inscritos e ao professor que mais se destacou no processo de inscrição, Neste ano, 232 escolas participam do concurso; no ano passado, foram 84. De acordo com a diretora responsável pelo evento, Bárbara Falcon, os números mostram que “o Concurso de Escritores Escolares vem crescendo a cada ano e se tornando cada vez mais parte do imaginário coletivo literário da Bahia”.
Selecionados por categorias:
Redação

Ensino Fundamental I: Felipe Sacramento (Ayomide), Mirlane Arruda (Acidentes acontecem) e Natan Bessa (Um lugar chamado Bahia).
Ensino Fundamental II: Alisson Santos (A história de Gordinez), Felipe Jesus (Política, a saga) e Lara Fernanda (O valor de um trem).
Ensino Médio: Gabriel da Silva (A melhor das dançarinas), Laís Nascimento (O sistema carcerário feminino) e Vinícius Andrade (Plano de Fuga).
Poesia
Ensino Fundamental I: Alessandra Santos (Sem inspiração), Kauã Araújo (Minha mãe foi à feira) e Sofya Souza (Chapada de Fogo)
Ensino Fundamental II: Ana Larah Mendes (Desvelar de uma dor), Jocimara Chaves (Sobre crianças, pipas e sonhos…) e Uexsirlei de Santana (Quem sou eu?)
Ensino Médio: Breno Albergaria (Preto é resistência), Josuel de Jesus (Lição de um sertanejo) e Luiza Cerqueira (Só).

Fonte: Ascom/FPC