07/12/2017 11:30

Sema realiza intercâmbio com jovens participantes da formação em Educação Ambiental

A Secretaria do Meio Ambiente do Estado Sema) realiza nesta sexta-feira (15) o Encontro de Avaliação e Intercâmbio da Formação em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, na Escola Família Agrícola (EFA) de Joboticaba, distrito do município de Quixabeira (centro norte), às 9h. A ação faz parte do evento de encerramento do projeto “Educação ambiental na Agricultura Familiar: fortalecendo e potencializando a ação da juventude do campo baiano”.

O evento irá celebrar a conclusão da formação realizada em três Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), nos municípios de Quixabeira, Rio Real e Alagoinhas, contemplando 150 jovens de 16 a 29 anos, entre homens e mulheres, filhos de agricultores e de comunidades rurais de 38 municípios com predominância de economia agrícola de baixa renda e que possuem pequenas unidades produtivas ainda com pouco acesso à assistência técnica e ao crédito rural.
Na ocasião, serão apresentados os projetos socioambientais e as campanhas elaboradas pelas turmas. Além disso, o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, vai entregar os 150 certificados aos jovens que participaram da formação neste ano.

Entre agosto e dezembro, o projeto realizou cinco módulos presenciais com as temáticas Elaboração de Projetos Socioambientais, Metodologias Participativas, Agroecologia, Educomunicação e Cadastro Ambiental Rural (CAR/Cefir) para duas turmas em Rio Real e Quixabeira e uma turma em Alagoinhas.
O principal objetivo do projeto é o fomento à sustentabilidade na agricultura familiar a partir de processos educativos e intervenções socioambientais que incentivem a incorporação de práticas produtivas sustentáveis voltadas a estimular a reflexão/transformação das relações sociais e de produção no campo.

A ação é resultado de uma demanda das Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), e atende às diretrizes do Programa Estadual de Apoio Técnico-Financeiro às EFAs e Escolas Familiares Rurais (EFRs) do Estado da Bahia, sendo resultado de convênio celebrado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA).

Para o evento, estão convidados os representantes dos poderes públicos municipal e estadual, representantes do FNMA, da Associação das Escolas e Comunidades Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba), da Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (Refaisa), de sindicatos e associações, entidades parcerias do projeto, jovens, professores e monitores das escolas, famílias e comunidades rurais.

Fonte: Ascom/Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.