Trabalho

14/11/2017 18:10

Qualifica Bahia entrega certificados a 80 trabalhadores de Bom Jesus da Lapa

Mais uma cidade do interior baiano participa da série de certificações profissionais realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Em Bom Jesus da Lapa, na região do Vale do São Francisco, 80 educandos receberam, nesta terça-feira (14) o certificado do Programa Qualifica Bahia nos cursos de Produção de Frutas e Hortaliças Processadas, Armador de Ferragens, Pedreiro Polivalente e Cooperativismo.

Experiente no segmento, Durvalino Nunes, 66 anos, concluiu o curso de Cooperativismo. “Além do conhecimento técnico e prático, a integração e a rede de contatos feita durante o curso foi de fundamental importância”. Ele é presidente da Cooperserra, cooperativa que atua no município Serra do Ramalho, com agricultura familiar.

Qualifica Bahia
Foto: Yago Matheus/Setre

Camem Lúcia Cunha, 39 anos, que fez o curso de Produção de Frutas, tem sonhos mais altos. Com o conhecimento adquirido no curso, ela pretende aproveitar a perda da produção local de bananas. “Bom Jesus da Lapa é o maior produtor de banana do Brasil. São 179 mil toneladas por ano, mas a perda chega perto de 15 mil toneladas. Poderíamos aproveitar esse material para produzir doces, compotas e licor”.

Presente na certificação, a secretária Olivia Santana ressaltou que os cursos atendem “uma demanda do município e reforçam a atuação do Governo da Bahia no interior do estado, principalmente na qualificação profissional, que, este ano contemplou 25 territórios de identidade”.

Qualifica Bahia

Realizado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o programa tem objetivo de promover a formação social e profissional de trabalhadores baianos. Os cursos são gratuitos e têm duração de 200 horas, distribuídas entre conteúdos sociais e específicos. Eles atendem às cadeias produtivas de alimentos, beleza e estética, construção civil, arte e cultura, agricultura familiar, metal mecânica, tecnologia da informação, entre outras. Em 2017, o programa disponibilizou 2.680 vagas, em 63 municípios, de 25 territórios de identidade.

Fonte: Ascom/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre)

Áudio:

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.