O ‘Mutirão de mamografias’ da campanha ‘Outubro Rosa’ está a todo vapor nos bairros do Nordeste de Amaralina, Santa Cruz e Chapada do Rio Vermelho. Através de uma parceria entre as Bases Comunitárias de Segurança, começaram nesta segunda-feira (16) os atendimentos gratuitos para exame de prevenção ao câncer de mama, na sede da 40ª Companhia Independente de Polícia Militar.

O caminhão ficará até sábado (21) e, para realizar o procedimento, é necessário ter em mãos documentos originais e cópias da Identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (Sus) e comprovante de residência.

Segundo a técnica de radiologia Andreia Barbarino, o atendimento é direcionado para mulheres a partir de 45 anos que nunca tenham feito nenhum procedimento na mama. “Quem tiver de 35 a 44 anos e quiser fazer, é só trazer uma requisição médica”, explicou.

A moradora do Nordeste de Amaralina, Norma Lúcia Moraes, 54 anos, já garantiu o serviço. “Fiquei sabendo ontem à noite por uma vizinha e me preparei para vir logo no primeiro dia. Fazia muitos anos do meu último exame, sei a importância que ele tem para mulheres da minha idade”, afirmou.

O subcomandante da 40ª CIPM, capitão Luiz Cláudio Nascimento, contou que o intuito é que todo o público-alvo seja atendido até sábado. “A meta é alcançar todas as mulheres possíveis, com os requisitos, não só dos bairros que as bases atendem, como das regiões vizinhas”, declarou.

“O papel da PM é sempre a prevenção, quando antecipamos o problema ele deixa de existir. Se esse exame pode ajudar na prevenção de um câncer, nada mais justo que disponibilizar para pessoas da comunidade, que muitas vezes não tem acesso a esse serviço”, ressaltou capitão Nascimento.


Fonte: Ascom/Secretaria da Segurança Pública (SSP)