Exames de mamografia, ultrassom, raio X, eletrocardiograma. Esses foram alguns dos serviços prestados gratuitamente,  neste sábado (2), ao bairro de Valéria, em Salvador. Resultado do projeto “Ação na Comunidade – Saúde e Cidadania”, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), os atendimentos aconteceram no Colégio Estadual Noêmia Rego, e beneficiou mil moradores locais.

“Muita gente aqui tem dificuldade de ter acesso a alguns serviços importantes. Ciente disso, as Voluntárias pensaram uma forma de aproximar esse público da assistência social”, explicou a diretora geral das VSBA, Leila Colangeli.

Faltando poucos dias para o parto, a dona de casa Gilsineide Figueiredo aproveitou a oportunidade de fazer a ultrassom do bebê e também foi uma das contempladas na doação de 30 enxovais feita na ocasião. “Essa é a fase final da minha gestação, e é muito importante acompanhar. O serviço bom, perto de casa, facilitou a minha vida. Fora isso, o enxoval ajuda bastante também. A gente olha os itens pequenos e delicados assim e não imagina como são caros”, ressaltou.

Os moradores também contaram com alguns serviços de cidadania, como a emissão de 150 carteiras de identidade (RG), além de palestras como os direitos da mulher e a entrega de 15 colchões de casal a famílias beneficiadas e sorteios de cestas básicas. Na área da saúde, ainda foram oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia; consultas com clínico geral e exame preventivo.

Repórter: Leonardo Martins