O novo Código de Trânsito Brasileiro, o número de acidentes nas rodovias e a educação do cidadão no trânsito foram os principais assuntos de discussão durante o 2º Workshop de Segurança Viária. Com o tema ‘Pela vida: Escolha o trânsito seguro’, o encontro discutiu sobre aspectos políticos, jurídicos e comportamentais da segurança nas estradas durante a Semana Nacional do Trânsito. O evento aconteceu nesta sexta-feira (22), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no Centro Administrativo.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, ressaltou a importância da segurança viária para a saúde pública. “Os dados de acidentes em relação à frota que o Brasil tem são alarmantes. Aqui na Bahia, nós perdemos pessoas o que aproximadamente um país em guerra tem perdido ou muito mais”, destacou o secretário.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, 6.716 pessoas foram internadas por ocorrência com moto na Bahia, em 2016. O estado registra um dos mais altos índices envolvendo motocicletas. Até junho deste ano, 2.591 motociclistas também ficaram hospitalizados. De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, será criado o Comitê de Prevenção de Acidentes de Moto no estado para minimizar os danos causados por este tipo de ocorrência.

Novo Código de Trânsito Brasileiro

O deputado federal e relator da reforma do Código de Trânsito Brasileiro, Sérgio Brito, falou sobre a importância das mudanças nas leis que regulam o trânsito no Brasil. “O código tem mais de 20 anos e se faz necessário uma reforma para se adaptar as novas tecnologias. Esse evento é uma oportunidade para estarmos ouvindo sugestão da sociedade para colocá-las em prática”, comentou o deputado.

Representantes da Seinfra, Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), Batalhão de Polícia Rodoviária da Bahia (PRE), Prefeitura de Salvador, através da Transalvador, e de especialistas na área de trânsito estiverem presentes no evento.