A apresentação de um caso prático de inovação em gestão pública, desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), foi destaque no Business Process Management (BPM) Day Bahia. A 91ª edição do maior evento de gerenciamento de processos de negócio do mundo, de iniciativa brasileira, aconteceu na terça-feira (5), no Senai/Cimatec, em Salvador.
O diretor-geral do Detran, Lúcio Gomes, realizou uma explanação sobre o projeto ‘Reestruturar’, que está transformando a jornada do cidadão que busca serviços do órgão, a partir da revisão e do aperfeiçoamento dos processos internos do órgão, relacionados a habilitação e veículos, tornando-os mais eficientes. 
"Identificamos que em cada etapa do serviço, o usuário estava perdendo tempo. Mapeamos os processos e avançamos com a desburocratização do atendimento. Com isso, reduzimos as filas pela metade. Estamos cada vez mais perto da excelência", explicou Gomes. O diretor destacou também o aplicativo do Detran, que já registrou mais de 675 mil downloads; e o portal de serviços online, que alcançou a marca de 77 milhões de acessos.
Outras inovações estão sendo desenvolvidas pelo departamento, como a implementação do recurso de infração de trânsito online, o uso do talonário eletrônico, ensino a distância, agendamento de vistoria e pagamento de licenciamento com cartão de crédito. "A ideia é que o usuário não precise mais ir às nossas unidades. Queremos melhorar a qualidade do serviço e promover transformações no atendimento", ressaltou o diretor de Habilitação do Detran e membro do BPM, Mário Galrão.
A participação da autarquia baiana no encontro, pelo segundo ano consecutivo, foi elogiada pela organização do evento. "Em 2016, vi a apresentação do Detran sobre serviços online, que se materializaram. Este ano, vejo outro avanço importante, com esse projeto que otimiza os processos de atendimento ao cidadão. O órgão está no caminho certo", relatou o vice-presidente da Associação de Profissionais de BPM do Brasil, André Menelau.
Fonte: Ascom/Detran-BA