A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) celebra o Mês do Idoso com uma ação do Programa Qualifica Bahia no Asilo São Lázaro, no bairro de São Marcos, em Salvador. No dia 7 de outubro, a partir das 8h30, 60 trabalhadores que fazem os cursos de Cabeleireiro, Cuidador de Idosos e Podologia, executados pela Cooperativa do Trabalho e Apoio Tecnológico da Bahia (COOPAT) e pela Associação Dom Bosco na capital baiana, colocarão em prática os conhecimentos adquiridos durante as aulas, prestando atendimento aos idosos que vivem no asilo.

Na oportunidade, também serão entregues donativos arrecadados pela Setre para a entidade, que abriga pessoas da terceira idade carentes ou indigentes, muitas delas sem referência familiar e com problemas de saúde física e/ou mental.

Os interessados em contribuir com a campanha podem procurar a Coordenação de Qualificação Profissional (Coquap), localizada na sede da Secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Podem ser doados os seguintes itens: fraldas geriátricas, lenços umedecidos, pomadas para assadura, gaze, álcool 70, notas fiscais, sabonete líquido, creme dental, escova de dente, desodorante em spray, detergente, água sanitária, papel higiênico e alimentos não perecíveis.

Qualifica Bahia

Realizado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o programa é uma iniciativa do Governo do Estado, com o objetivo de promover a formação social e profissional das trabalhadoras e trabalhadores baianos.

Nesta etapa, foram disponibilizadas 2.080 vagas em 55 municípios de 20 territórios de identidade. Os cursos oferecidos gratuitamente têm carga horária de 200 horas, distribuídas entre conteúdos sociais e específicos, e atendem às cadeias produtivas de Alimentos, Beleza e Estética, Construção Civil, Arte e Cultura, Agricultura Familiar, Metal Mecânica, Tecnologia da Informação, entre outras.

Fonte: Ascom/Setre