A partir desta segunda-feira (18), a população de Ibotirama e dos municípios de Muquém de São Francisco, Ipupiara, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga e Brotas de Macaúbas está sendo atendida pelo Mutirão de Cirurgias. A equipe que faz a triagem dos pacientes trabalha até terça (19), em Ibotirama. O atendimento é realizado nas unidades móveis que estão estacionadas na Praça Ives de Oliveira, no centro da cidade. No local, os pacientes realizam a consulta com o cirurgião e passam por exames de RX, eletrocardiograma, ultrassonografias e já saem com a cirurgia agendada.

“Eu nem acredito que estou saindo daqui com essa cirurgia agendada. Na realidade, eu não imaginava que o atendimento era assim tão bom”, disse Joerlan Souzado Santos, ao receber o cartão com o agendamento da cirurgia de vesícula para o dia 25 de setembro.

O mutirão, que é um programa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), oferece cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia. Os procedimentos começam a ser feitas a partir do dia 25, no Hospital regional de Ibotirama.