Em função do feriado nacional do Dia da Independência do Brasil, as unidades da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) não funcionarão nesta quinta-feira (7). Confira abaixo como será a programação para os demais dias da semana.

Salvador

Na sexta-feira (8), as unidades do Hospital do Subúrbio, Sac Cajazeiras, Hospital Santo Antônio (OSID) e o hemocentro coordenador, em Salvador, voltam a funcionar em seus horários habituais.

Interior

As unidades de Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas e Vitória da Conqiusta atendem os candidatos à doação de sangue e os interessados em realizar cadastro de medula óssea, na sexta-feira (8), das 8h às 12h:

No sábado (9), o hemocentro coordenador, localizado na Ladeira do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona das 7h30 às 12h30. Saiba mais informações sobre os endereços e contatos das unidades, no site da Hemoba.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é um ato simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos – menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 8h nas últimas 24h) e bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação.

Fonte: Ascom/Hemoba