Com o tema ‘Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro’, as etapas macrorregionais da 1ª Conferência de Vigilância em Saúde começam nesta terça-feira (26). A primeira região será a sudoeste. O evento será realizado em Vitória da Conquista, no Centro Municipal de Atenção Especializada (Cemae), na Avenida Olívia Flores, na terça (26) e quarta (27). 
Os encontros têm como principal objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à Saúde. Essas propostas formuladas nas etapas macrorregionais serão levadas para a etapa estadual e, posteriormente, as que tiveram aprovação no âmbito estadual serão encaminhadas para a conferência nacional.
As Conferências Macrorregionais de Vigilância em Saúde incluem a participação de delegados eleitos pelos municípios paritariamente, com direito a voz e voto, conforme o regimento. Haverá ainda a participação de convidados com direito a voz. Depois do sudoeste, as conferências serão realizadas na Região Centro-Leste, nos dias 27 e 28 de setembro, em Feira de Santana, na FTC, e na região norte, nos dias 28 e 29 de setembro, em Juazeiro, no Grande Hotel. O regulamento das conferências macrorregionais está disponível no site do Conselho Estadual de Saúde.
Foto: Ascom/Sesab