A Secretaria da Educação do Estado inscreve até esta segunda-feira (18) para o Concurso ‘Festa Literária na Rede Estadual de ensino: Gregório de Matos: Boca do Inferno’. A adesão das escolas habilita os estudantes a participarem do concurso, que homenageia a vida e a obra do poeta satírico, lírico e improvisador, também conhecido como ‘Boca de Brasa’. As fichas de inscrição estão disponíveis no Portal da Educação.

A iniciativa é aberta a todos os alunos dos ensinos Fundamental e Médio e equivalentes (Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Profissional) regularmente matriculados, nos 27 territórios de identidade. A proposta é que os estudantes apresentem criações de arte literária em gêneros distintos (poesia, prosa, carta e cordel), contemplando a poética de Gregório de Matos.

A ação busca, a partir do programa Educar para Transformar, promover o protagonismo dos estudantes, a preservação da história e a memória dos autores brasileiros, fomentando a criatividade e a arte literária nas escolas, bem como a diversidade literária das expressões culturais da Bahia.

De acordo com o cronograma do Edital n° 05/2017, a seleção das 20 criações – cinco de cada gênero literário – se dará entre os dias 20 e 21 deste mês. Os critérios são exclusividade, originalidade, criatividade, clareza textual, pertinência à temática e atitude estética. O resultado será divulgado no dia 22, no site da Educação. As premiações irão acontecer dentro da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), em Cachoeira, de 5 a 8 de outubro deste ano.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado