A comunidade do Soronha, em Itapuã, recebeu, neste sábado (26), o projeto ‘Ação na Comunidade – Saúde e Cidadania’. Realizada pelas voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a iniciativa levou para os moradores serviços e orientações de saúde e cidadania como a emissão de 150 carteiras de identidade (RG), além de palestras sobre os direitos da mulher e a entrega de 15 colchões de casal a famílias beneficiadas, sorteios de cestas básicas e entrega de 20 enxovais.

As ações aconteceram no Colégio Estadual Rotary e logo cedo a fila já era grande. A trabalhadora doméstica Rose Diniz aproveitou para colocar os documentos em dia. “Estava precisando fazer documentos novos, mas como trabalho com horário fixo, não tenho tempo para me deslocar e esperar em fila. Aqui foi rápido e fácil, acordei cedinho e vim fazer minha identidade”, comemora.

Também foram oferecidos serviços médicos de ginecologista, clínico geral, ultrassonografia; orientação de saúde com aferição de pressão arterial e de glicemia, orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos e para gestantes em situação de vulnerabilidade social.

Ana Paula Silva está grávida de 4 meses e recebeu orientações sobre a gestação. “Recebi informações importantes sobre o que comer e como organizar meus horários. É muito bom, um serviço desses gratuitamente. Eu só tenho a agradecer”.

De acordo com a assistente social das VSBA, Linda Cristina Carvalho, as ações tem como objetivo atender a comunidade em serviços de grande demanda. "São serviços que as pessoas procuram bastante e estamos fazendo essa atividade para facilitar a vida dessas pessoas, pois muitas não tem tempo para marcar uma consulta ou conseguir um novo documento".


Repórter: Tácio Santos