A importância da inovação e tecnologia para a gestão estratégica do turismo é o tema central do Fórum TurisTIC, que acontece nesta sexta-feira (18), no Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador. Pela segunda vez no Brasil, o evento é promovido pela Barcelona Media Inovação Brasil e busca estimular a competitividade dos destinos turísticos.O fórum oferece, entre outras temáticas, a partilha de experiências na gestão dos destinos turísticos como as Ilhas Baleares, na Espanha, e cidades brasileiras como Maceió (AL) e Bonito (MS); apresentações sobre incremento da competitividade dos destinos turísticos por meio da inovação e tecnologia; e uma mostra de como a gastronomia das diferentes regiões do País pode ser trabalhada como atrativo turístico potencial.

Durante solenidade de abertura do evento, na noite de quinta (17), o secretário estadual do Turismo, José Alves, falou sobre a importância da sinergia entre atores do turismo. “Aliar ideias inovadoras e tecnologia aos potenciais turísticos é uma estratégia fundamental para a gestão e promoção dos destinos. Esse deve ser um trabalho constante para elevar a competitividade dos destinos turísticos”. Ele também destacou a diversidade dos atrativos turísticos da Bahia, dividida em 13 zonas turísticas e mais de 100 municípios com reconhecido potencial para a atividade, e destacou os esforços do Governo para o desenvolvimento do turismo. Uma das vertentes deste trabalho tem o propósito de atrair novos voos para o estado.

Importante ferramenta da comunicação atual, o Marketing Digital é um dos temas discutidos no fórum, a exemplo da concepção do destino como uma marca a ser divulgada nos mercados nacional e internacional e estratégias de posicionamento no ambiente virtual para conquistar turistas estão entre as questões abordadas por representantes dos governos do Peru e da Espanha (Catalunha). Participa da conversa o, fundador da Places For Us, Caio Esteves. A empresa é considerada a primeira especializada em place branding (marca-lugar), que trabalha a formação e gestão de marca de lugares, a fim de conquistar seus moradores, investidores e visitantes. A programação completa do evento está disponível no site www.turisticbrasil.com.br.

Fonte: Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setur)