Durante reunião do Conselho Nacional do Turismo, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, representantes dos estados brasileiros discutiram, na última terça-feira (15), a implementação de ações para incrementar o desenvolvimento do setor. Entre as prioridades, houve consenso quanto à importância da qualificação profissional e a retomada da atuação das câmaras temáticas.

Representante da Bahia, o subsecretário do Turismo do Estado, Benedito Braga, manifestou-se favoravelmente à reativação da Câmara Temática de Qualificação Profissional, com o objetivo de normatizar as atividades da cadeia produtiva do turismo. "A Câmara vai priorizar a melhoria da qualidade dos equipamentos e serviços, garantindo a segurança e a satisfação dos consumidores", disse. "Fixará critérios de certificação ocupacional e de competências específicas para orientar a formação profissional, fortalecendo parcerias entre os agentes públicos e privados".

Os trabalhos do Conselho Nacional do Turismo foram abertos pelo ministro Marx Beltrão (Turismo) com a presença do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, e do presidente do Fórum Nacional dos Secretários do Turismo (Fornatur), secretário Felipe Carreras (Turismo-PE).

No período da tarde, eles se reuniram em seminário sobre o tema "A importância dos Parques Temáticos para o Turismo", evento no qual o subsecretário do Turismo da Bahia, Benedito Braga, participou como representante do governador Rui Costa.

Fonte: Ascom/Secretaria do Turismo do Estado (Setur)