O Centro Interativo do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em Salvador, recebeu, nesta terça-feira (1°), 30 alunos do Centro de Educação Especial da Bahia (Ceeba), instituição que atende pessoas com deficiência intelectual ou múltipla. Eles assistiram à palestra sobre comportamento no trânsito e aprenderam a lidar com situações do cotidiano, como atravessar a faixa de pedestre e identificar a sinalização de tráfego.

A professora do Ceeba, Sheila Dourado, destacou o impacto das atividades no Detran, na formação dos alunos. “Nossa instituição atende pessoas especiais, com idades entre 20 e 35 anos, que também precisam conhecer o trânsito. As regras são importantes para o desenvolvimento intelectual deles, que se sentem animados e valorizados com a oportunidade de ter uma aula diferente”.

Atento às orientações da instrutora Cleide da Silva Simões, o aluno Murilo Vinhas, 31 anos, do Ensino Fundamental I, demonstrou interesse no significado das cores do semáforo. “O amarelo significa atenção também para o pedestre. Antes de atravessar, é preciso verificar se todos os carros pararam para atravessar em segurança", explicou o estudante.

Mais de quatro mil alunos da rede pública de ensino são atendidos anualmente no espaço. “Ajudar na formação do cidadão é sempre gratificante. Ampliamos nossas atividades para atender instituições de ensino especial, através de um trabalho educacional e psicopedagógico. A próxima visita será de alunos do Pestalozzi ainda esta semana”, relatou a coordenadora do Centro Interativo do Detran, Izabel Tavares.

Fonte: Ascom/Detran