A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) certificou nesta sexta-feira (25), 21 mulheres do bairro de Castelo Branco, em Salvador, que participaram do curso de Cuidador de Idosos. A formação, executada pela Comunidade Cidadania e Vida (Comvida), integra o Qualifica Bahia, programa desenvolvido pelo Governo do Estado com o objetivo de promover a formação social e profissional das trabalhadoras e trabalhadores baianos.

Ao longo de 200 horas, as participantes receberam orientações para atuar no cuidado e na atenção às pessoas da terceira idade e acompanharam também aulas sobre direitos humanos, legislação trabalhista e inclusão digital.

A solenidade de certificação, realizada no Centro Social Urbano do bairro, contou com apresentações do Balé da Melhor Idade e do Coral Alegria de Viver. Na oportunidade, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana, destacou que a profissão de cuidador tem um mercado em expansão, por conta do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. “Temos muitas histórias positivas de pessoas que passaram pelo Qualifica Bahia. Continuem se aperfeiçoando e desenvolvam o trabalho de vocês com afeto, paciência e respeito”, afirmou Olívia.

Após participar do curso, Jéssica Bonfim, 26 anos, conta que está preparada para prestar assistência aos idosos, seja na higiene, na alimentação ou na locomoção dentro e fora de casa. “Estou desempregada há dois anos e, agora que concluí o curso, já estou com um trabalho em vista na área. Pra mim, o Qualifica Bahia foi uma excelente oportunidade, trouxe novas perspectivas profissionais”, ressaltou.

Também participaram da cerimônia de certificação a deputada federal Alice Portugal; o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Alexandro Reis; o chefe de gabinete da Setre, Vicente Neto; o líder comunitário, Carlos Bragança; a representante do CSU, Maria de Fátima; e o diretor da Comvida, Valnei Roberto.


Fonte: Ascom/ Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)