Em companhia do sargento Souza, lotado na Assistência Militar da Câmara Municipal de Salvador, integrantes da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar (Paripe) visitaram, na manhã desta terça-feira (1º), Merciane Silva dos Santos, 23 anos, e seu filho, na Maternidade Tsylla Balbino (Baixa de Quintas). A guarnição foi responsável, no início da noite de segunda (31), pelo parto de Merciane, na Ladeira da Praça, no Centro Histórico da capital.

Por volta das 18h30, militares que acompanhavam o comandante da 19ª CIPM, major Elsimar Leão, numa solenidade realizada na área, foram avisados de que uma mulher estava passando mal. Rapidamente, o grupo se deslocou para a Ladeira da Praça e já encontrou Merciane em trabalho de parto. De imediato, foi enviado um chamado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas os policiais perceberam que não daria mais tempo para esperar o socorro.

PM parto
Foto: Alberto Maraux

"Andamos sempre com luvas descartáveis e álcool em gel. Somos treinados para lidar com esses tipos de ocorrência e conseguimos trazer essa criança com vida e saudável", disse a soldado Ionara Gomes, ao tempo em que ressaltava o papel fundamental do sargento Souza, primeiro a chegar no local.

Natural de Ilhéus, Merciane trabalha em Salvador como ‘garota de programa’ e mora no Centro. Já teve quatro filhos, três deles sob a guarda do Juizado de Menores, que entendeu que a mãe não reunia condições de criá-los, e outro morando com o pai. "Estava na hora pedindo dinheiro, quando senti uma forte dor. Agradeço aos policiais pela ajuda". O bebê está sendo alimentado por leite artificial, porque a mãe assumiu ser usuária de drogas. Segundo direção da maternidade, mãe e filho devem receber alta nesta quarta-feira (2).

Fonte: Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP)