Com o tema ‘Redução de Danos Como Ética do Cuidado em Saúde Mental’, o Núcleo de Estudos e Atenção ao Uso de Drogas (Nead) da Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev) promoveu, na segunda-feira (7), no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP), aula inaugural do Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Saúde.

Policiais militares e civis, peritos e bombeiros, dentre outros servidores da Segurança Pública, integram a oitava turma deste treinamento, segundo explicou o coordenador de capacitação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Capsad), Géferson Moreira Oliveira, responsável pela palestra que tratou de assuntos relacionados a diversos tipos de drogas. "Não se produz saúde apenas com especialistas, toda a sociedade precisa estar integrada nessa luta", disse.

O superintendente da Sprev, coronel PM Lazáro Raimundo Oliveira Monteiro, ressaltou a importância do evento no âmbito da Segurança Pública. "Esse treinamento anual busca a valorização do servidor, além de permitir que tenhamos entre nós pessoas que atuem como multiplicadores de saúde." Com duração de três meses, as aulas serão ministradas na Academia da Polícia Civil (Acadepol), às segundas, quartas e sextas-feiras, pela equipe do Nead e por especialistas.

Aluno do curso, o soldado PM Elisson Gonçalves Rios, lotado no Centro de Aperfeiçoamento e Formação de Praças (CFAP), falou sobre o que representa o curso na rotina dos policiais militares. "Lidamos diariamente com diversas situações em quem existe o uso de drogas e esse treinamento nos ajuda a lidar com elas e também a nos proteger."

Fonte: Ascom/SSP