Na próxima segunda-feira (21), o Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama chega na região de Santo Antônio de Jesus. Serão atendidas 6.652 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, residentes nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Lage, Nazaré, Presidente Tancredo Neves e Varzedo. Com o programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), as mulheres poderão realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama.

Em Santo Antônio de Jesus, o Saúde sem Fronteiras estará no período de 21 de agosto a 6 de setembro, na Avenida Luiz Viana, no Centro da cidade; em Laje, o atendimento será de 21 a 30 de agosto, na Praça Lomanto Junior, no Centro, em frente à Policlínica; no município de Nazaré, será de 21 de agosto a 2 de setembro, na Travessa Maria da Glória, próxima à unidade à USF Clóvis Figueiredo; em Presidente Tancredo Neves, a atuação começa também dia 21 e prossegue até o dia 29 de agosto, na Avenida Wellington Nunes, no centro da cidade; e em Varzedo, o atendimento será de 21 a 24 de agosto, no Centro Cultural,Praça do Mercado, proximidades da Quadra Poliesportiva.

O atendimento é feito em unidades móveis, equipadas com mamógrafos para a realização dos exames. O horário será das 7h às 18h. Para ser atendida, a mulher deve levar o Cartão do SUS, um documento de identidade e um comprovante de endereço.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab, que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Na região de Santo Antônio de Jesus, o Saúde sem Fronteiras ainda visitará os municípios de: Amargosa, Castro Alves, Mutuípe,Jiquiriça, Ubaíra, Jaguaripe, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Aratuípe, Dom Macedo Costa, São Felipe, Conceição do Almeida, São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Santa Teresinha, Itatim, Milagres e Nova Itarana.

Fonte: Ascom/Sesab