A população de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS)l terá mais uma oportunidade para realizar cirurgias eletivas. Nos próximos dias 24 e 25, o Mutirão de Cirurgias, um programa do Governo do Estado, viabilizado pela Secretaria da Saúde (Sesab), estará retornando ao município para atender as pessoas que não conseguiram passar pela triagem na primeira etapa do programa. Na ocasião, as unidades móveis ficarão estacionadas na Rua Euvaldo Santo Leite, S/N (Restaurante Popular), com o atendimento sendo realizadp das 7 às 18h.

Os pacientes passarão por consultas pré-operatórias para serem submetidos a intervenções cirúrgicas de retirada de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), além de histerectomia total e colecistectomia. É preciso ter indicação médica para a cirurgia e feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência.
Caso não esteja cadastrado, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode passar pelas consultas pré-operatórias. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Antes do procedimento cirúrgico, os pacientes fazem exames como ultrassonografia, eletrocardiograma e raio X.

As pessoas que farão procedimento de vesícula, precisam estar em jejum para a realização do exame de USG. Quem será submetido a histerectomia, deve levar exame preventivo, e as mulheres que ainda possuem ciclo menstrual, o exame Beta HCG. A recomemndação geral é que todos os pacientes levem resultados de exames laboratoriais e outros que tiverem realizado.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)