A etapa de Paulo Afonso do Mutirão de Cirurgias, iniciativa do Governo do Estado, executado pela Secretaria da Saúde do Estado tem atendido a pessoas como Eliana Barbosa Maia. Com data marcada para ir a Salvador, na tentativa de agendar uma cirurgia de vesícula, a moradora de Chorrochó, não terá mais que percorrer os cerca de 500 quilômetros que separam o seu município da capital baiana para tentar realizar o procedimento. Ela fará em Paulo Afonso, no Norte da Bahia, região onde se localiza a sua cidade.

“Será muito melhor não ter que ir até Salvador. Fiz todos os exames e já estou com a cirurgia marcada para o dia 25 de agosto”, afirma Eliana. Ela ainda conta que, além do procedimento de vesícula, fará um de hérnia. “Descobri hoje a necessidade de fazer também a cirurgia de hérnia. O médico fez a indicação e já estou com as duas cirurgias agendadas”, diz Eliana Barbosa Maia.

Iniciados na última quarta-feira (8), as consultas e exames pré-operatórios da etapa de Paulo Afonso do Mutirão de Cirurgias estão sendo realizados nas unidades móveis estacionadas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, na Vila Poty. O atendimento acontecerá até esta sexta-feira (11) e está beneficiando moradores de Abaré, Chorrochó, Macururé, Glória, Jeremoabo, Paulo Afonso, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida que precisam realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia (retirada do útero) ou colecistectomia (vesícula).

As cirurgias começarão as ser feitas a partir do dia 17 de agosto, no Hospital Municipal de Paulo Afonso. Com esses procedimentos, o objetivo é reduzir consideravelmente a fila para resolução desses problemas. Quem também já está com procedimento agendado é Silvania Lima, moradora de Paulo Afonso. No dia 23 de agosto ela fará cirurgia de vesícula. “Acredito que as dores decorrentes desse problema acabarão e eu não mais precisarei deixar de fazer as minhas atividades”, comemora Silvania. Todos os pacientes receberão os medicamentos necessários no pós-cirúrgico.

Fonte: Ascom/ Secretaria de Saúde do Estado (Sesab)