Nesta terça-feira (8), quando completa 45 anos, a moradora de Paulo Afonso Marivalda Lopes Nascimento considerou como um presente a marcação de seu procedimento de histerectomia, no primeiro dia de atendimento da etapa de Paulo Afonso do Mutirão de Cirurgias. “Foi meu melhor presente até agora”. Ela disse que há cerca de três anos ficou sabendo da necessidade de fazer a cirurgia, mas que só agora, com a iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), conseguiu agendar. “O Atendimento aqui está sendo muito bom. Espero resolver o meu problema, que me causa muitas dores”.

Até esta sexta (11), além dos moradores de Paulo Afonso, a população dos municípios de Abaré, Chorrochó, Macururé, Glória, Jeremoabo, Pedro Alexandre, Rodelas e Santa Brígida que precisa realizar cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia (retirada do útero), colecistectomia (vesícula), passará pelas consultas e exames pré-operatórios nas unidades móveis estacionadas no Centro de Cultura Lindinalva Cabral, na Vila Poty, em Paulo Afonso.

Mutirão Paulo Afonso
Após a pré-consulta, na unidade móvel, pacientes farão cirurgia no Hospital Municipal de Paulo Afonso.
(Foto: AscomSesab)

As cirurgias começam a ser feitas a partir do próximo dia 17, no Hospital Municipal de Paulo Afonso. Com esses procedimentos, a iniciativa busca reduzir consideravelmente a fila para a resolução desses problemas. Para ser atendido, o paciente já deve ter a indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência.

Caso ele não tenha feito o cadastro prévio, mas possua exames que comprovem a necessidade de realizar uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode comparecer ao local das consultas pré-operatórias, apresentando RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e exames de sangue (uréia, creatinina,TP, TTPA, glicemia em jejum e hemograma). As mulheres que farão histerectomia devem levar também o preventivo. O atendimento começa às 7h.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)