O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, participa nesta quarta-feira (2), às 11h, do início dos atendimentos do Mutirão de Cirurgias no município de Lauro de Freitas, que também terá a presença da prefeita Moema Gramacho e da primeira-dama do Estado, Aline Peixoto. A ação da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) acontece na Rua Euvaldo Santo Leite, S/N (Restaurante Popular), e prevê, até o final do ano, após circular por toda a Bahia, realizar cerca de 13 mil procedimentos cirúrgicos.

No período de 2 a 5 de agosto, mais de 500 pacientes passarão por consultas pré-operatórias para serem submetidos a intervenções cirúrgicas de retirada de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), além de histerectomia total e colecistectomia. O paciente precisa ter indicação médica para a cirurgia e ter feito o cadastro na Secretaria de Saúde do município de residência.

Caso não esteja cadastrado, mas tenha exames laboratoriais que comprovem a necessidade de uma das cirurgias oferecidas, o paciente pode passar pelas consultas pré-operatórias. É necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Antes do procedimento cirúrgico, os pacientes fazem exames como ultrassonografia, eletrocardiograma e raio X.

Em menos de 12 meses, mais de oito mil cirurgias foram realizadas, o que demonstra o compromisso do Governo da Bahia de auxiliar na redução da fila de espera, atendendo os pacientes com agilidade e cuidado. Os interessados podem obter mais informações no site do mutirão

Fonte: Ascom/Sesab