A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza campanha de coleta externa para atender os interessados em fazer doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea através das unidades móveis de coleta (Hemóveis). O serviço permanece disponível para os candidatos na Unime, em Lauro de Freitas, e na Igreja Universal – Catedral da Fé, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, de terça (22) a sexta-feira (25), das 8h às 17h.
As ações da Hemoba com igrejas, universidades e outras instituições buscam fortalecer o estoque de sangue para todo o estado, além de sensibilizar a população sobre a importância de realizar doações regulares. As instituições interessadas em receber o Hemóvel devem formalizar o pedido pelo telefone (71) 3116-5643 ou pelo e-mail: capta@hemoba.ba.gov.br. “Alguns dos pré-requisitos para a instituição ser atendida são ter a iniciativa e espaço adequado para receber a unidade móvel”, explica a coordenadora do setor de captação de doadores, Iara Matos.
Nos dias de atendimento, os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe – o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.
Requisitos 
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
Fonte: Ascom/Hemoba