Com a finalidade de incluir a prática de atividades físicas na rotina da comunidade, a Base Comunitária de Segurança do Calabar iniciou, na manhã desta quarta-feira (30), sob a coordenação da fisioterapeuta Laís Amorim Carvalho Souza, aulas destinadas a moradores da comunidade com idade acima de 40 anos.

As atividades serão ministradas na sede da base, às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 9h30, como explicou a comandante da unidade, capitã Aline Muniz. "Trazer essa ação para cá já era um antigo planejamento da nossa equipe", revelou, acrescentando que "enxergar a alegria e a satisfação em cada um dos participantes é gratificante. Vale a pena investir nesses projetos".

A fisioterapeuta Laís Souza, 30 anos, afirmou que os exercícios físicos, além de outros benefícios, são importantes no controle da respiração e na postura ergométrica. Lembrou ainda que os exercícios ajudam no tratamento e prevenção de doenças e no controle de fatores emocionais. "Aumentam a motivação e a disposição e auxiliam no monitoramento da ansiedade, da depressão e de outros aspectos que envolvem o psicológico", enfatizou.

Nesta primeira aula houve uma breve exposição de pilates, alongamentos, relaxamentos, dinâmicas, dentre outras atividades que se adequem a faixa etária dos alunos. "Essas atividades são legais, porque nem sempre posso sair para fazer caminhada na rua. A base está perto da comunidade e ajuda o acesso às ações praticadas ali", reforçou a moradora Vera Lúcia Barreto, 60 anos.