Quarenta alunos, com idades entre oito e 11 anos, receberam certificado de conclusão da segunda turma do ‘Curso de Incentivo à Leitura’, promovido pela Base Comunitária de Segurança (BCS) da Chapada do Rio Vermelho, por meio do projeto ‘Base da Cultura’. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (16), na Escola Municipal Vale das Pedrinhas. 
Ministrado pelos soldados Joílson Júnior e Hevelly Almeida Pereira e com seis meses de duração, o principal objetivo da capacitação é incentivar a prática da leitura e da escrita para as crianças da comunidade. "Esta meninada é nosso futuro e sabemos que ela pode contribuir para um mundo melhor. Não é fácil desenvolver um projeto como esse, mas percebemos que vale a pena, pois os resultados são positivos e gratificantes", explica a comandante da BCS, capitã Eva Cachoeira.
Durante o curso foram utilizadas obras literárias e históricas africanas, indígenas e afro-brasileiras, discutidos diversos assuntos, como valores éticos e morais, e repassadas informações de outros países de língua portuguesa.
Moradora do Vale das Pedrinhas há quase duas décadas e mãe da aluna Cailane dos Santos Santana, 10 anos, a doméstica Cláudia Rodrigues dos Santos, 48, destaca a iniciativa da equipe da BSC em desenvolver este projeto. "Nos tempos de hoje, difíceis para criar e educar os filhos, este curso, promovido pela Polícia Militar, por intermédio da base, foi uma bênção do céu". 
Já Juan Bispo Fiuza, 11, revelou o que mais lhe despertou atenção durante as aulas. "Aprendi a história do nosso país e outras coisas importantes, como o bullying, que desconhecia que machucava as pessoas".
Fonte: Ascom/SSP