No âmbito do Dia Internacional da Juventude (12 de agosto) e da compreensão de que investir em jovens em situações de vulnerabilidade é uma estratégia voltada a reduzir as desigualdades, garantir direitos e enfrentar problemas estruturantes na sociedade como racismo e a violência, o Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), promove durante este mês ações com foco em jovens, um dos seus públicos prioritários.

“Entendemos que é necessário se pensar políticas públicas específicas para as juventudes. E a juventude tem problemas relacionados ao uso de drogas ou que vivem em territórios deflagrados pelo contexto da guerra às drogas também tem suas demandas e singularidades, como qualquer jovem”, afirma a superintendente de Políticas Sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), Denise Tourinho.

A gestora enfatiza que o Corra pro Abraço entende a necessidade dos jovens que atende. “A iniciativa ocorre na perspectiva das ações afirmativas e reparatórias para que estas pessoas tenham suas potencialidades e subjetividades valorizadas”. Por isso, em reconhecimento deste investimento do programa, nesta quinta-feira (10), a Câmara Municipal de Lauro de Freitas, por meio do mandato da vereadora Naide Brito, realizará uma audiência pública com foco no trabalho feito pelo programa com jovens.

As atividades programadas pelo Corra pro Abraço inclui o 3º Encontro Redução de Danos com Foco em Atenção às Populações Urbanas Vulneráveis, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na Federação, nesta sexta (11), com o tema ‘Da Infância à Juventude: Trajetórias e Vulnerabilidade’”. O evento terá a participação de profissionais da rede de atenção psicossocial que trabalham com jovens em contextos de risco e também jovens de diferentes contextos sociais que compartilharão suas vivências.

Haverá ainda a participação de jovens do Corra pro Abraço em um encontro, no próximo dia 16, organizado pela ONG Cipó Comunicação Interativa, sobre a efetividade das políticas públicas com foco em juventude. “Os jovens dos quatro territórios de Salvador em que o Corra desenvolve ações vão conhecer outros jovens de atividades da Cipó. Será um processo de integração lúdico, com oficinas de poesia, grafite, estética, e etc, para discutir questões sobre juventude e identidade”, diz o coordenador do Corra pro Abraço Juventude em Salvador, Leandro Vilas.

Já a equipe do programa em Lauro de Freitas, gerida pela ONG Comunidade Cidadania e Vida, está envolvida na organização de duas atividades ‘O Corra pro Baba’ (19), na Escola Municipal 2 de Julho, no bairro Jardim Tropical, e a ‘Feira da Juventude’ (31), no Largo do Carangueijo de Itinga. O evento esportivo será o primeiro de uma série de atividades organizadas por uma comissão de jovens da iniciativa e a feira é realizada pelo GT de juventude, com a parceria da rede formal e informal do município. “A juventude é um universo de possibilidades. Os jovens só precisam de olho no olho, acolhimento e incentivo”, enfatiza a coordenadora do Corra pro Abraço Juventude em Lauro de Freitas, Luisa Saad.

Fonte: Ascom/Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS)