No mês em que se comemora o Dia Internacional da Juventude, 12 de agosto, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) programou um calendário de ações em Salvador e no interior do estado. Entre as atividades, palestras, oficinas e o lançamento do Programa Identidade Jovem – ID Jovem. Também está agendada uma sessão especial na Assembleia Legislativa, no próximo dia 10, em celebração à data.

Já nesta sexta-feira (4), o ID Jovem será lançado em Nova Redenção e Paratinga. E, até o fim do mês, também em Lapão, Porto Seguro, Wenceslau Guimarães e Conceição do Coité. Sancionado em 2013, pela então presidenta Dilma Roussef, o Programa assegura, aos jovens de baixa renda, descontos e gratuidade em transportes interestaduais, além de meia-entrada em eventos culturais e esportivos. “É uma grande conquista, fundamentada nos direitos assegurados através do Estatuto da Juventude (também de 2013), e que fortalece o empoderamento e protagonismo dos jovens, investindo em mobilidade, cultura e lazer”, afirmou o coordenador de Políticas para a Juventude da SJDHDS, Jabes Soares.

A Coordenação, inclusive, participa, nos dias 23 e 24, do Encontro Nacional de Gestores Municipais da Juventude, em Brasília. O objetivo é o alinhamento de políticas públicas para a juventude entre as três esferas de governo – federal, estadual e municipal.

Projetos já em curso, como o Mais Grafite, o Diálogos com a Juventude e as oficinas de percussão, dança afro, tranças e turbantes para jovens em situação de vulnerabilidade social seguem durante todo o mês, em diversas cidades. O calendário completo pode ser conferido no site da SJDHDS.

Fonte: Ascom/SJDHDS