Aumentar o comprometimento e engajamento dos seus profissionais reforçando atitudes, comportamentos e valores positivos além de transformar o ambiente de trabalho em um vetor de maior produtividade e estimular novas formas de colaboração. Com este objetivo, a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), acaba de implantar o projeto piloto de Gamificação. Aplicado inicialmente na área de desenvolvimento de soluções (DIS) da empresa, a gamificação é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais adeptos no universo empresarial.

"Nós entendemos a gamificação como uma linha de negócios, um investimento de longo prazo como forma de promover um maior engajamento do empregado aumentando a produtividade", afirmou Luciana Lins, consultora técnica da Assessoria de Governança de Soluções da Prodeb, acentuando que grandes empresas e até mesmo governos utilizam a estratégia lúdica dos jogos como forma de melhorar o desempenho funcional.

De acordo com Kátia Argolo, assessora de Governança de Soluções da Prodeb, a iniciativa, além de criar um ambiente cheio de desafios, interatividade e significados, deve proporcionar também, a melhoria da qualidade dos processos na empresa incrementando os resultados corporativos.

"Trata-se de uma forte tendência de mercado, de uma estratégia que já vem sendo utilizada por grandes empresas no mundo inteiro e que tem trazido grandes resultados tanto corporativos quanto na relação com clientes e colaboradores e a Prodeb não pode deixar de segui-la" afirmou Samuel Araújo, diretor-Presidente da empresa.

Adotada por companhias como Cisco, Nike, Delloite Touche Tohmatsu e até pelo governo sueco, a gamificação, também chamada de ludificação ganhou força a partir da palestra "Jogando por um mundo melhor" da diretora de pesquisa do Institute for the Future e designer de games norteamericana Jane McConigal. De acordo com uma estimativa da Gartner, até 2020, 70% das maiores empresas do mundo terão pelo menos uma aplicação utilizando este conceito.


Fonte: Ascom/ Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb)