A Roda de Conversa Um dedo de Prosa na Cena, baseada no livro Do Conto à Cena – Reinventando Jorge Amado, organizado pelo dramaturgo Gil Vicente Tavares, acontece dentro da programação Funceb na Flipelô. O evento está programado para esta quinta-feira (10), às 15h, no Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). O diálogo é aberto a alunos do Curso de Iniciação Teatral da Funceb e ao público em geral. As senhas serão distribuídas a partir das 14h desta quinta, no local do evento.

O programa estende a temática para as diversas formas de adaptações de prosas para os textos dramáticos. A discussão surge a partir da publicação, baseada em adaptações dramatúrgicas de textos do escritor de Itabuna. A ideia é debater as formas de adaptação de textos em prosa para a dramaturgia, mantendo-se as características originais do autor que, por sua vez, ocorre em sua maioria nas sequências descritivas, com ênfase nas demandas de construção das cenas.

“Penso que este tipo de ação é fundamental na formação do artista. É muito importante que jovens em formação possam dialogar com um artista com a história de Gil Vicente Tavares”, considera Wanderely Meira, coordenador de Teatro da Diretoria das Artes (Dirart) da Funceb.

O gestor destaca que uma conversa sobre dramaturgia é sempre muito esclarecedora porque o texto, com ou sem palavras, “é a alma de um espetáculo, é de onde se forma o discurso. Se para o texto da nossa cena usamos um texto escrito em prosa, como consigo criar a minha dramaturgia sem trair as características do autor original? Essa é, sem dúvida, uma conversa muito rica”.

Fonte: Ascom/ Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb)