Avaliar a implantação e manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade em toda a Rede SAC baseada nos requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001:2015. Esse é o objetivo principal da pré-auditoria realizada por auditores do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), inicialmente, em cinco unidades SAC de Salvador e região metropolitana. A ação acontece nestas quarta e quinta-feira (9 e 10) nos postos Barra e Comércio, na capital, e no município de Candeias.

A avaliação, que é voltada aos setores de recepção e administração dos postos, vai gerar um diagnóstico, detectando a aptidão ou não da unidade, para ser submetida à auditoria externa. O trabalho está sendo desenvolvido pela Diretoria de Gestão da Qualidade (DGQ) da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC), da Secretaria da Administração do Estado (Saeb).

Para a diretora de Gestão e Qualidade da SAC, Nilza Rios, a certificação é fundamental para que toda a Rede SAC esteja prestando serviços ao cidadão sempre em nível de excelência. "Muito mais que a padronização, a aplicação da ISO 9001:2015 alinhada a padrões internos, nos garante maior agilidade e qualidade na Rede SAC, o que reflete diretamente no atendimento prestado ao cidadão, que terá serviços ainda mais rápidos e eficazes".

O certificado ISO 9001:2015 atesta que a organização oferece um serviço/produto com qualidade de forma a satisfazer as necessidades e expectativas do cidadão. Ele tem validade de três anos, sendo que a cada ano a instituição deve validá-lo por meio de uma auditoria externa que verifica se a manutenção do sistema de gestão da qualidade implantado.

O diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal, considera que o instituto tem uma grande contribuição a dar aos diversos órgão de governo, como organismo certificador de sistemas de gestão e de produtos, no sentido de aperfeiçoamento e fortalecimento de suas rotinas produtivas, buscando resultados mais promissores com benefícios para toda a sociedade. “Temos uma equipe de auditores qualificados, treinados pelo Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia], para um serviço de excelência nessa área. Uma vez certificada, a Rede SAC certamente poderá oferecer mais e melhores entregas à nossa população baiana”, destaca o gestor do Instituto.

Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)