Atletas, gestores públicos, praticantes de modalidades esportivas e educadores físicos de São Sebastião do Passé, na Região Metropolitana de Salvador, participaram na manhã desta quinta-feira (17), do I Fórum do Esporte do município. O evento aconteceu no auditório da Cooperativa Nacional de Transporte Corporativo (Coomap) e contou com uma série de debates sobre os desafios e as oportunidades locais para a prática esportiva.

Representando o governador Rui Costa, a secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Olívia Santana, realizou a palestra de abertura do Fórum, com o tema “O Esporte como fator de inclusão social”.

Em sua fala, a titular da Setre destacou a importância dos investimentos públicos no esporte de participação. “O desafio é incorporar de maneira mais significativa a agenda do esporte de inclusão social que, além de revelar novos talentos para o esporte de alto rendimento, contribui para o desenvolvimento e promoção da qualidade de vida das pessoas. Nesse sentido, esse fórum tem um papel estratégico de promover uma visão mais qualificada sobre as políticas públicas que queremos desenvolver e os frutos que elas podem gerar”, afirmou.

Na oportunidade, a gestora ressaltou ainda a criação de um núcleo do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) em São Sebastião do Passé. “O programa foi lançado pelo governador na segunda-feira (14) e vai levar esportes e outras atividades para 78 municípios baianos, atendendo 40 mil pessoas, de todas as idades. Aqui em São Sebastião do Passé, serão cerca de 400 pessoas contempladas”, explicou.

Também participaram da solenidade de abertura do evento, o prefeito de São Sebastião do Passé, Breno Konrad; o vice-prefeito, Fábio Argolo; o assessor especial do município, Marco Costa; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jorge Alexandre; e o vereador Jai da Jangada.

O Fórum contou ainda com conferências sobre o esporte como um fenômeno na sociedade, que fez um panorama da prática esportiva no município e a experiência na organização de grandes eventos da área, bem como os legados conquistados para o estado da Bahia. Os paratletas Verônica Almeida e Leonardo Curvelo fizeram um bate-papo sobre os desafios, as oportunidades e os paradigmas já vivenciados.

Fonte: Ascom/ Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)