"É a realização de um sonho". Assim o estudante Leonardo Oliveira Jurema, 15 anos, descreve a participação na Campus Party Bahia. Representando o Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, ele e três colegas venceram a etapa baiana da Olimpíada Brasileira de Robótica, na categoria Maker, competição que fez parte da Campus Party, na Arena Fonte Nova.
A disputa consistiu no desenvolvimento de um robô que desempenhasse funções em um ambiente simulado, seguindo algumas regras específicas. O grupo concorreu com o robô ‘Bug’, feito com materiais recicláveis, como palitos de picolé, motor de aparelho de DVD, garrafas pet e pedaços de MDF. Tudo ao custo de R$ 60.
Hafik Souza, 17, Ítalo Lemos Pereira, 18, e Inácio Castro, 14, também fizeram parte da equipe vencedora, sob supervisão do professor Roberto Andrade Costa. A experiência dos estudantes na Campus Party pode ser conferida em vídeo da série ‘Educar para Transformar’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social (Secom).