Com o objetivo de integrar a comitiva do governador Rui Costa em missão internacional, o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, embarcou nesta quarta-feira (30) para a China. Na agenda, Pinheiro vai buscar novas parcerias na área de Pesquisa, Desenvolvimento e inovação (PD&I) voltadas para a Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica e para o Ensino Superior, além da captação de investimentos em infraestrutura, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e energia solar.
“Vamos participar da agenda que tem a ver com a reestruturação do atendimento das escolas, focando a reestruturação da chegada da internet, até via satélite, mas também providenciar a parte central que é a infraestrutura, uma vez que estaremos reunidos com gigantes destas áreas”, destaca. 
Após os compromissos no país asiático, o secretário cumpre agenda de trabalho na Alemanha, visando implantar na Bahia novos centros da Educação Profissional e Tecnológica com foco em energias renováveis e a colaboração para PD&I envolvendo instituições alemãs e baianas. Pinheiro destaca o interesse de estreitar, ainda mais, a relação com o Instituto Fraunhofer.
“O instituto já está em Salvador na parceria com o nosso Cimatec. A ideia é que a gente possa, a partir desta visita, estabelecer um desafio da construção de unidades da Educação Profissional e Tecnológica que trabalhem com energias renováveis; uma na região de Salvador e Camaçari e a outra deve ser levada para a região de Caetité, Guanambi e Pindaí, onde nós temos grandes Parques Eólicos instalados”, revela Pinheiro.