A Secretaria da Educação do Estado divulgou, nesta segunda-feira (7), os dez trabalhos estudantis classificados para a etapa final do ‘Desafio: Conheça a Bahia, visite os livros Bahia, Brasil…’. A atividade, que busca fomentar a produção científica dos estudantes nas diversas linguagens, abordando temas de relevância sociocientífica e socioambiental, teve como base os livros ‘Bahia, Brasil: espaço, ambiente e cultura’ e ‘Bahia, Brasil: vida, natureza e sociedade’, editados pelo órgão e distribuídos para as escolas estaduais.

O secretário Walter Pinheiro destacou a importância da iniciativa, salientando que o Governo vem estimulando, cada vez mais, os estudantes no estudo das Ciências e no interesse pela pesquisa científica, fazendo com que despertem para suas vocações e revelem suas capacidades criativas. “Estes são apenas alguns dos projetos desenvolvidos em sala de aula, orientados pelos professores, que têm relação com os lugares onde eles vivem e que, geralmente, apresentam soluções para problemas vivenciados pelas suas comunidades”.

No ‘Desafio: Conheça a Bahia, visite os livros Bahia, Brasil…’, os estudantes abordaram temas como a seca no sertão, a febre amarela, a história de Canudos, a vida do agricultor, a reciclagem e a conservação da água. Para isso, utilizaram distintas linguagens artísticas, a exemplo do Cordel, do audiovisual, do grafite, das histórias em quadrinhos e da fotografia.

Os dez projetos classificados serão apresentados nos próximos dias 14 e 15, durante a comemoração dos cinco anos do Programa Ciência na Escola, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Nestes dois dias será realizada a culminância do desafio para a premiação de cinco projetos. O primeiro colocado ganhará um smartphone e será credenciado para a Feira de Ciência, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba). Os segundo e o terceiro lugares irão ser credenciados para a Feciba e os quarto e quinto ganharão tablets. Os estudantes dos dez projetos classificados devem ficar atentos à documentação que precisam enviar à secretaria, de acordo com o edital.

Educação classificados

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado