A Matemática está presente em tudo na vida. É isso que os estudantes do Colégio Estadual Doutor João Pedro dos Santos, localizado na Avenida Mário Leal Ferreira, mais conhecida como Bonocô, em Salvador, estão provando na V Feira de Ciências. Com o tema ‘Matemática no nosso dia a dia’, o evento, que começou nesta terça (22) e prossegue até quarta-feira (23), movimenta a comunidade escolar e promove conhecimentos aos visitantes, por meio de exposições, apresentação de projetos desenvolvidos em sala de aula, jogos e experimentos.
 
No estande do estudante Gabriel da Rocha, 17 anos, 3º ano, a equipe explica, por exemplo, como é possível calcular o índice de Massa Corpórea (IMC). “Minha equipe ficou com o tema ‘Anatomia Humana na Matemática’. Então, resolvemos mostrar esse cálculo na prática. Aqui, o visitante aprende a calcular seu IMC e verifica se está acima, abaixo ou com o peso normal, através do resultado da conta. Também estamos ensinando a medir a frequência cardíaca. O que, na verdade, queremos mostrar é que dá para se cuidar com poucos recursos e como a Matemática está presente também nos cuidados com a saúde”, relata.
 
Para explicar o Código Binário, sistema de numeração formado por apenas dois algarismos (zero e um), a equipe de Bruna Docilio, 17, do 1º ano, fez cartazes, maquetes e criou jogos para divertir os colegas e visitantes da feira. “O nosso tema é pouco conhecido, mas está presente em tudo na nossa vida. Por exemplo, os códigos de barra das mercadorias são formados por um código binário, que há em tantas outras coisas e são desconhecidos pela grande maioria”, revela Bruna.
 
A V Feira de Ciências do João Pedro dos Santos acontece nos três turnos escolares, envolvendo os estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio. Para a diretora Tânia Márcia de Carvalho, o evento é uma experiência importante para todos. “Os estudantes estão muito envolvidos com os trabalhos. Eles colocaram em prática os conhecimentos adquiridos com as pesquisas, as experiências e a visão de projeto. A feira está acontecendo no espaço do refeitório da unidade e foram eles que prepararam tudo”, explica a diretora.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação