Os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Frederico Costa, localizado no bairro de Vila Laura, em Salvador, já estão em contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. Ao intensificar a preparação para as provas, a turma está envolvida no projeto Fredem, um intensivo que promove revisões às segundas-feiras, com aulões no contraturno das aulas regulares, estimulando o aprendizado dos envolvidos.

O intensivo, iniciado há um ano, é realizado por meio de aulas ministradas por alguns professores da unidade escolar e estudantes universitários convidados da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que apoiam a iniciativa de forma voluntária. As aulas acontecem das 13h30 às 16h, tempo dedicado para a promoção de debates sobre temas da atualidade, exibições de filmes, dicas de redação, análise de textos, aulas expositivas sobre os conteúdos das disciplinas e simulados.

Enem Intensivo
Por meio do projeto Fredem, alunos do Colégio Estadual Frederico Costa intensificam os estudos.
(Foto: Divulgação/Educação)

Segundo a professora aposentada e idealizadora do projeto, Lívia Santarém, que atualmente atua de forma voluntária, o projeto tem contribuído muito para o aprendizado dos estudantes. “Estas aulas estão estimulando os estudantes porque discutimos diversos assuntos, nos quais eles expressam suas opiniões, revisam os conteúdos e melhoram o desempenho na escola. Além disso, têm o suporte da página do Fredem no Facebook, onde disponibilizamos os resumos das aulas anteriores, vídeos e textos trabalhados”.

A estudante Laura Beatriz Imbiruçu, 17, 3º ano, está participando das aulas desde o início do ano. “Gosto muito das aulas porque complementam os estudos e são trabalhados conteúdo específicos do Enem. São aulas dinâmicas, que fogem da monotonia da sala de aula convencional, pois discutimos temas atuais e isso contribui para a construção do nosso senso crítico”.

Quem também não perde um dia de intensivo é Lucas Pereira de Jesus, 17, 2º ano. “Aproveito os momentos de aulas do Fedrem para tirar dúvidas, anotar dicas e ampliar minhas horas de estudos. Estou muito entusiasmado porque vou fazer o Enem, este ano, pela primeira vez, e o intensivo está me ajudando muito nessa preparação”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado