A Secretaria da Educação do Estado reuniu, na quinta (24) e sexta-feira (25), 116 gestores, de 109 escolas, de 53 municípios, no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, para o encontro Diálogo com Gestores. O objetivo é fortalecer o eixo pedagógico das escolas estaduais e discutir questões relacionadas ao cotidiano da gestão escolar. Até agora, mais de mil gestores já participaram da atividade, que envolve os Núcleos Territoriais de Educação (NTE). O encontro integrou os gestores escolares da área do Santo Antônio de Jesus (NTE 21), de Valença (NTE 06) e de Amargosa (NTE 09).

Nesta sexta-feira, no início do encontro foi prestada uma homenagem, com 1 minuto de silêncio, às vítimas da tragédia na Baía de Todos os Santos. O evento contou com as participações do secretário da Educação, Walter Pinheiro, além de superintendentes e técnicos do órgão central. Para o secretário, “o grande intento disto é fazer um realinhamento pedagógico e tem várias questões que lastreiam essa caminhada pedagógica, dentre elas a própria questão da organização da rede, as questões de caráter de atendimento a aquilo que tem a ver com a estruturação de carreira, com a organização de gestão, a estrutura física, aos passos seguintes que são fundamentais na chamada formação continuada, enfim, uma série de elementos que compõe o contexto da Educação”, afirmou.

Segundo Pinheiro, o encontro está aproximando ainda mais os gestores escolares do órgão central e otimizando procedimentos e processos pela melhoria da Educação. “O desafio é justamente este, da Secretaria conseguir chegar na ponta, auscultar, ver a realidade, a especificidade, a identidade, os traços culturais, para a gente tentar estabelecer na Bahia um novo paradigma de qualidade, com eixo pedagógico, com infraestrutura eficiente e, principalmente, com o corpo docente animado e estimulado, para que a gente possa entregar à comunidade uma escola que seja capaz de transformar, de contribuir e ao mesmo tempo, de preparar a caminhada”, destacou.

Os gestores escolares avaliaram positivamente os diálogos. Para a diretora Silvia Coaxi, do Colégio Estadual Jonival Lucas, localizado em Sapeaçu (NTE 21), o evento contribuiu para o aprimoramento da gestão escolar. “É muito bom poder ter a equipe da Secretaria junto com a gente, nos orientando e ouvindo as nossas demandas. Trata-se de um momento de interação nos quais podemos adquirir novos conhecimentos e aplicá-los nas nossas escolas”, relatou a gestora.

O “Diálogo com Gestores” já aconteceu em Salvador, com gestores da capital e da Região Metropolitana; em Alagoinhas (NTE 18), também com gestores de escolas dos núcleos de Ribeira do Pombal (NTE 17) e de Feira de Santana (NTE 19); em Barreiras (NTE 11), incluindo gestores de Bom Jesus da Lapa (NTE 02) e Santa Maria da Vitória (NTE 23); em Itabuna (NTE 05) com gestores das escolas dos núcleos de Teixeira de Freitas (NTE 7) e Eunápolis (NTE 27); em Juazeiro (NTE 10), incluindo gestores de Irecê (NTE 01), Jacobina (NTE 16) e Senhor do Bonfim (NTE25); e em Feira de Santana (NTE 19), incluindo gestores escolares de Serrinha (NTE 04) e Ipirá (NTE 15). O encontro também já foi realizado em Itaberaba (NTE 14), incluindo gestores escolares de Macaúbas (NTE 12) e Seabra (NTE 03). O próximo encontro da série será em Vitória da Conquista (NTE 20), envolvendo gestores de Caetité (NTE 13), Itapetinga (NTE 08) e Jequié (NTE 22).


Fonte: Ascom/ Secretaria de Educação do Estado