Os estudantes da rede estadual participam das finais regionais dos Jogos Estudantis da Rede Pública (Jerp) em todo o estado. No Núcleo Territorial de Educação de Jequié (NTE 22), no centro sul, Aproximadamente 1.500 alunos estão concentrados durante cinco dias, na cidade, para as competições de futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez, natação, karatê, judô e atletismo. São 37 escolas, de 12 municípios, envolvidas. A abertura foi realizada na terça-feira (8) e os jogos seguem até domingo (13).

A professora e organizadora do evento, Suzeane Almeida, destaca a importância da final regional. “É um projeto que mobiliza diversas escolas e motiva os estudantes a praticarem esportes nas unidades. Para o evento, foi montada uma estrutura de logística voltada a recepcionar todas as equipes e promover a integração das escolas do NTE 22, em Jequié. São duas categorias, de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, no masculino e feminino. É um momento único”.

Jerp
Além do atletismo, os alunos disputam futsal, vôlei, basquete, handebol, xadrez, natação, karatê e judô.
(Foto:Divulgação/Educação)

Já em clima de competição, o estudante Wesley Santana, do Colégio Estadual José Araújo Pereira, no município de Gongogi, ressalta o excelente início em sua participação na natação, realizada no Complexo Poliesportivo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). “Tive bons resultados com o 1º lugar, nos 100 metros, e 2º lugares nos 50 e 25 metros. Isso mostra a importância da nossa dedicação e apoio da escola, já que não temos uma piscina e aproveitamos a forte ligação dos moradores da cidade com o rio local para treinarmos em suas águas”.

Para o estudante William Nascimento, do Colégio Estadual César Borges, em Jequié, a participação no futsal e atletismo está sendo uma boa experiência. “Pela primeira participo do Jerp e está sendo muito divertido. Vim de uma escola particular e não tínhamos um evento deste. Espero ganhar uma medalha, mas participar já é um grande prêmio para mim e todos os outros estudantes que estão competindo”. As finais regionais do Jerp também seguem esta semana nas escolas dos Núcleos Regionais de Amargosa (NTE9), também na região centro sul, e Vitória da Conquista (20), no sudoeste do estado.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado