O projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’ beneficiará nove ruas do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. Na manhã desta terça-feira (22), representantes da Associação dos Amigos do Santo Antônio Além do Carmo (Amacarmo) estiveram reunidos com a equipe técnica da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), na sede da instituição, no Pelourinho. Novos esclarecimentos foram feitos sobre o projeto e os benefícios que ele trará para a comunidade local e os turistas.
 
As intervenções de requalificação da localidade integram o lote 4 do projeto – com início previsto para setembro deste ano – e envolvem o rebaixamento da fiação aérea (rede subterrânea de energia, telefonia e internet), na Rua Direita do Santo Antônio, além de urbanização, que inclui requalificação viária, com o resgate da pavimentação em paralelepípedo e melhorias na acessibilidade, em todo o bairro.
 
Integrante da Amacarmo, João Cabral ressalta a importância desse contato direto com a Conder, antes e durante a execução do projeto. “A presença de um profissional na área minimiza qualquer problema, além de colaborar para que as questões sejam resolvidas de imediato”, afirma. Presente no encontro, o empresário Juan Picon destaca que “há muito tempo que esperamos essa reforma”.
O superintendente Operacional da Dircas/Conder, Milton Melo,  acrescenta que um novo encontro foi marcado "para apresentarmos detalhes do projeto ao grupo, que não esteve presente na última reunião, realizada aqui na Diretoria do Centro Antigo de Salvador, no início de agosto”. 
Pelas Ruas
O projeto foi planejado para ser executado por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos do Centro Antigo. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro já iniciados. A iniciativa recebe um investimento de R$ 124 milhões. Desse total, R$ 5,6 milhões serão utilizados para a requalificação das nove ruas do Santo Antônio Além do Carmo.
 
O Pelas Ruas é uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que utiliza os novos parâmetros de acessibilidade. “Vamos resgatar as características culturais do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, promovendo também a valorização do pedestre, que poderá contemplar melhor a história deste importante ponto da capital baiana”, finaliza Milton Melo.
 
A Conder coloca à disposição o número (71) 3116-6760 para que a comunidade possa tirar dúvidas sobre o projeto, das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 18h, além de disponibilizar também o e-mail socialpacpav@conder.ba.gov.br.
Fonte: Ascom/Conder

Leia também: