Após oito meses de ensaios e oficinas, a Orquestra Regional de Irecê, formada por cerca de 100 jovens músicos da região, apresenta seu concerto inédito neste domingo (6). O evento é gratuito e acontece a partir das 20h, na Catedral Bom Pastor – Paróquia São Domingos, em Irecê. Além da Orquestra, o público também poderá conferir a apresentação do quinteto de metais Bahia Brass, de Salvador.

Os concertos são resultado do projeto Caravanas Pedagógicas do Neojiba, realizado por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. A iniciativa prevê a formação e apresentações de cinco Orquestras Regionais de diferentes Territórios de Identidades do Estado: Costa do Descobrimento, Extremo Sul, Irecê, Piemonte da Diamantina e Sisal. As atividades integram as comemorações dos 10 anos do programa Neojiba.

Composta por instrumentos de sopro, cordas e percussão, a Orquestra de Irecê é for-mada por crianças, adolescentes e jovens músicos integrantes da Filarmônica 12 de Agosto (de Central), Filarmônica 19 de Setembro (de Ibipeba), Filarmônica 25 de Fe-vereiro (de São Gabriel) e PIM – Programa Ireceense de Música (de Irecê).

O repertório mistura o erudito e popular, com obras de compositores como Gustav Holst e Luiz Gonzaga.“O repertório foi escolhido pedagogicamente, para que todos os alunos participassem do processo, integrando músicos com diferentes níveis de a-prendizado”, explica o maestro Orlando Afanador Perez, que regerá a orquestra jun-tamente com o maestro Gerry Andrade.

O projeto, no território de Irecê, conta com a parceria da Filarmônica 12 de Agosto, Filarmônica 19 de Setembro, Filarmônica 25 de Fevereiro, Filarmônica Lyra Musical Joaodouradense, Programa Ireceense de Música (PIM), Rede MGA e Centro Espírita Jesus de Nazaré, e apoio da Paróquia São Domingos.

Fonte: Ascom/ Neojiba