Os museus administrados pela Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac), localizados no Centro Histórico de Salvador, vão compor a programação das atividades que integram a Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece de 9 a 13 deste mês. São o Centro Cultural Solar Ferrão, o Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica e o Museu Tempostal.

Parte da abertura da programação do evento, o Solar Ferrão recebe a exposição ‘100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado’, que busca promover uma reflexão sobre a cultura da Bahia por meio do relato da amizade entre dois grandes ícones responsáveis por obras de que mesclam originalidade e beleza. A mostra traz ilustrações de obras como ‘O Sumiço da Santa e Jubiabá’, além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre Jorge e Carybé.

O Solar Ferrão ainda recebe a oficina ‘A Arte do Livro de Pano’, atividade que acontece na Galeria tendo como público-alvo os professores do ensino fundamental e médio, e demais pessoas interessadas.. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone (71) 3116-6714 ou e-mail labdimus@gmail.com (o número máximo de participantes é de 25 pessoas). No mesmo o espaço também será realizado o lançamento do livro de literatura infantil ‘Arthur, o Pequeno Filósofo’, de autoria de Cristina D’Avila, com o Grupo Tecendo Contos e, em seguida, uma conversa com a escritora.

O Museu Udo Knoff de Azulejaria e Cerâmica realiza a Oficina de Encadernação Artística/Criativa ministrada pela museóloga e artesã Melissa Santos. A inscrição é gratuita e pode ser feita via telefone (71) 3117-6389. O público também pode participar da Oficina Poemusik – Poesia Musicada. Inscrições pelo telefone (71) 3117-6389.

Em realização conjunta com o Grupo Contadeiras, o Museu Tempostal promoverá duas atividades – a ‘Tempestade de histórias para crianças e outras brincadeiras’, uma contação de histórias voltada para os alunos de 3 a 5 anos da Escola Municipal João Lino, localizada no Pelourinho; e a Oficina de Contação de Histórias voltada para educadores, pedagogos e demais interessados. Programação completa está disponível no site da Dimus/Ipac.

Fonte: Ascom/Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Dimus/Ipac)